Prefeitura Municipal de Cafelândia

Castração de Cães/Gatos

A Câmara Municipal de Cafelândia aprovou projeto para controle de cães e gatos no município

Castração de Cães/Gatos
A Câmara Municipal de Cafelândia aprovou nesta segunda-feira (28), por unamidade, projeto de lei de autoria do prefeito Luis Otávio Carvalho, que prevê o controle das populações de cães e gatos do município.

Segundo a proposta, os animais receberão um micro-chip, instalado sob a pele, com informações gerais sobre o pet, entre elas raça, idade e calendário de vacinação, além de outras sobre nome e endereço do dono.

A meta é alcançar maior controle obre a população de cães e gatos do município. Uma segunda fase, que será implementada na sequência, prevê a castração de fêmeas e, após, o recolhimento de animais abandonados, que ficarão temporariamente um Centro de Controle de Zoonoses.

“É importante frisar que este espaço não será um mero depósito de animais. E sim um ponto de passagem digno, antes de se buscar a adoção por alguma família”, ressaltou o prefeito.

COMO SERÁ

O cadastramento de animais já começou: para se inscrever neste programa é necessário que o dono do animal vá até o prédio da antiga Bethania (vigilância sanitária) munido dos seguintes documentos: cópias do RG,CPF,comprovante de endereço,comprovante de renda/carteira de trabalho/declaração do empregador. Não é necessário levar o animal nesse primeiro momento.

Nessa primeira etapas serão castradas apenas cadelas e gatas e o público alvo são as pessoas/famílias de baixa renda. O animal receberá ainda um microchip, isso possibilitará acompanhar esse animal por toda sua vid. E proprietário assinará um termo de posse responsável, para que possa ser apurado eventual caso futuro de negligência, maus tratos ou abandono.

A falta de algum documento no momento do cadastramento impedirá sua realização. Em princípio serão encaminhados 15 animais ao mês para os procedimentos. A castração e implantação do chip será feito em clínicas particulares, por meio de contrato de prestação de serviço a ser assinado.