Prefeitura Municipal de Cafelândia

Comunicado Vila Belém

Gabinete | 20/01/2017 | Visitas 113
Comunicado Vila Belém

Uma verdadeira tromba d´água atingiu Cafelândia na madrugada desta terça-feira (17): 60 mm (um volume aguardado para todo o mês de janeiro) despencou em período de apenas 10 horas.

Um dos piores estragos se deu nas imediações do pontilhão que passa sobre a linha férrea, entre a área urbana e a Vila Belém. O problema é monitorado pelo setor de engenharia da Prefeitura desde outubro do ano passado. A escada dissipadora que existia ali e que serve para diminuir a força das águas cedeu. A equipe fez um grande trabalho sem maiores recursos e, com a intervenção, conseguiu evitar uma tragédia muito maior.

A solução, provisória e não ideal, foi desviar o curso das águas da chuva das margens da via para evitar maiores estragos, o que certamente faria o pontilhão ruir e isolaria o bairro por completo.

A reconstrução da escada dissipadora está orçada em mais de R$ 300 mil reais. Tentamos recursos com a Defesa Civil do Estado em caráter emergencial à época. Mas o órgão informou que nada poderia fazer pelo fato de que o estrago não ter isolado moradores e nem gerado vítimas ou desabrigados. Com a resposta, a Prefeitura mobilizou tudo que estava ao alcance e o risco de desabamento do pontilhão e da via férrea, que era iminente, hoje está descartado.

A Prefeitura de Cafelândia informa que intensificará contatos em busca de recursos com esferas superiores de governo para resolver este e outros problemas em caráter definitivo. A boa notícia é que está previsto em curto prazo o início da construção de um novo conjunto habitacional na Vila Belém. E o projeto contempla rede coletora de águas desde o bairro até o rio, o que também ajudará a solucionar essa questão de uma vez por todas.